Fotojet
Design gráfico | Colagem | Edição
SOBRE O FOTOJET
Desenvolvido pela PearlMountain Limited, uma empresa desenvolvedora de softwares gráficos, Fotojet e um editor online, gratuito, 3 em 1.
Sua versão online está dividida em 3 ferramentas independentes, DESIGN, COLAGEM E EDIÇÃO, cada uma focada em um objetivo. Veja a seguir, algumas das principais funcionalidades de cada uma delas.
FOTOJET DESIGN
A ferramenta DESIGN é voltada para a criação de projetos gráficos. A partir de templates prontos é possível criar e editar cartazes, panfletos, cartões, convites, gráficos para mídias sociais, banner, e outros trabalhos gráficos, baseados em imagens, textos e cliparts.
Na página principal é possível escolher entre alguns padrões já pré-definidos, que podem facilitar e acelerar o processo de criação.
De dentro da ferramenta é possível exportar diretamente para o Facebook, Twitter, Pinterest e Tumblr, além de poder exportar para o computador nas extensões JPG e PNG
No plano gratuito é possível exportar em dois tamanhos, Pequeno com dimensões máximas de 1587x2245 pixels e Médio, com dimensões máximas de 2479x3507 pixels. Tamanhos que ao meu ver são bons para uma versão gratuita.
Já no plano pago, é possível exportar no tamanho Grande, com dimensões máximas de 3306x4677 pixels e Super grande, com dimensões máximas de 4959x7015 pixels.
FOTOJET COLLAGE
Com a ferramenta COLLAGE é possível criar imagens com padrões de colagens, a partir de diversos tipos de layout de grade e também a partir de alguns modelos criativos e divertidos já pré-definidos.
É bem simples de utilizar, basta carregar as imagens que quer utilizar, arrastá-las para os locais definidos, adicionar textos e cliparts a gosto e pronto, bem fácil! Também é possível importar imagens do Facebook ou pesquisar por imagens em uma ferramenta de busca incorporada.
Depois da arte finalizada, também é possível exportar para as redes sociais e para o computador.
FOTOJET EDIT
A terceira ferramenta e focada na edição da fotografia propriamente dita. Nela estão disponíveis opções de edição como cortar, redimensionar, rodar, controles de exposição e cor. Também estão disponíveis recursos para adição de efeitos, texturas, molduras, textos e cliparts.
Há também um recurso chamado “auto melhorar”, que aplica de forma automática, algumas correções de exposição e de cor.
Alguns recursos mais avançados, só estão disponíveis no plano pago, mas para uma edição básica, os que estão disponíveis na versão gratuita já quebra um bom galho.
Assim como nas outras duas ferramentas, DESIGN e COLLAGE, em EDIT também é possível exportar para as redes sociais e para o computador.
De forma geral as três ferramentas do Fotojet são bastante uteis e com interfaces simples e intuitivas que facilitam o processo de criação.
Mesmo tendo limitações, quando comparado a softwares bem mais robustos como o Photoshop por exemplo, não deixa nada a desejar para um software gratuito.
O único ponto negativo que encontrei, foi que para poder salvar o trabalho em uma conta da própria ferramenta, para uma possível reedição, é necessário um upgrade para o plano pago. Fora isso, gostei bastante.
Para utilizar as ferramentas no plano gratuito, não é necessário nenhum tipo de inscrição, basta escolher a ferramenta que vai usar e acessá-la a partir de um botão disponível na home do site.
Caso tenha interesse pelo plano pago, para usufruir de todos os recursos premium, é necessário criar uma conta e pagar uma tarifa que pode ser mensal ou anual.
Atualmente a Versão Plus custa $3,33 dólares/mês, quando paga no plano anual e $6,99 dólares/mês, quando paga no plano mensal. Valores informados no site em abril de 2018.
Além das versões online, ainda existem versões do software para download e instalação em desktops, Windows e Mac.
Nenhum comentário:
Postar um comentário