O que é e como funciona o Hangouts? 

lll

Plataforma é compatível com os principais navegadores do mercado e não requer a instalação de programas no PC


O Hangouts é um aplicativo, que faz conversas por texto, áudio ou vídeo (videoconferência).

Funciona como o Whatsapp, só que ao invés do número do celular, usamos o Gmail.

O Hangouts é compatível tanto com smartphones quanto com computadores, criando um serviço de mensagens multiplataformas. 

Lembre-se: Tudo em sincronia a uma conta Google, que pode ser a mesma que o usuário utiliza para acessar o Gmail.      


























Como funciona o Hangouts? Conheça ferramenta do Google para videochamadas

Como funciona o Hangouts? 

Conheça ferramenta do Google para videochamadas



Plataforma é compatível com os principais navegadores do mercado e não requer a instalação de programas no PC


Por Ana Letícia Loubak, para o TechTudo
24/03/2020 10h00 · Atualizado há 2 semanas

Google Hangouts é uma ferramenta para fazer videoconferências. A plataforma de comunicação do Google é compatível com os principais navegadores do mercado, como ChromeSafari Firefox, e não requer a instalação de programas no computador. Com interface intuitiva e usabilidade simples, o Hangouts permite fazer reuniões online direto no browser em poucos cliques.

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, o Google liberou o Hangouts Meet, versão da plataforma voltada para comunicação empresarial, para todos os usuários de forma gratuita. Até então, a ferramenta premium estava disponível apenas para assinantes do G Suite. Com a medida, que vale até 1º de julho, qualquer pessoa poderá aproveitar os recursos avançados do Meet. Nas próximas linhas, entenda como funciona o Hangouts e conheça as funções que a ferramenta de comunicação oferece.

O que é e como funciona o Hangouts



Hangouts é uma plataforma de comunicação que permite trocar mensagens online, efetuar ligações telefônicas e fazer videochamadas com até 25 pessoas. É preciso ter uma conta do Google para utilizar o serviço. Graças a essa integração, o Hangouts é capaz de importar toda a lista de contatos do usuário automaticamente, o que facilita o início das conversas.
Disponível para celulares Android iPhone (iOS), a plataforma também conta com uma extensão para Chrome. O plugin permite o início rápido de conferências e pode ser encontrado na Chrome Web Store. Vale ressaltar que os Hangouts são sincronizados automaticamente em todos os dispositivos. Isso significa que, se você iniciar um Hangout no seu computador, poderá retomar o chat em um smartphone, por exemplo.

Hangouts Chat e Hangouts Meet



Em 2017 o Google dividiu o Hangouts clássico em duas ferramentas: Hangouts Chat e Hangouts Meet. Ambas são voltadas para o ambiente corporativo e estão disponíveis apenas para assinantes do G Suite. No entanto, devido à pandemia do novo coronavírus, a gigante de buscas liberou o uso gratuito do Meet até 1º de julho.

Com a iniciativa, a empresa espera oferecer suporte aos funcionários que estão fazendo home office e precisam se comunicar remotamente durante a quarentena. Os usuários poderão usufruir de todos os recursos premium da plataforma, o que inclui videochamadas com até 250 pessoas, transmissões ao vivo para 100 mil espectadores, URLs de reunião exclusivas e gravação das chamadas no Google Drive.

Também voltado para empresas, o Hangouts Chat foi criado para a troca de mensagens em equipe. A plataforma permite enviar mensagens diretas, iniciar conversas em grupo e criar salas virtuais dedicadas à manutenção de projetos, o que simplifica o monitoramento do progresso e o acompanhamento das tarefas.
Graças à integração com o G Suite, usuários do Chat podem fazer o upload de arquivos do Drive e editar, em grupo, documentos do Google DocsGoogle Planilhas ou Google Slides. Compatível com 28 idiomas, a ferramenta de mensagens também é integrada ao Meet.

A divisão dos serviços, no entanto, não vai durar por muito tempo. Segundo o Google, o Hangouts clássico será desativado após junho de 2020, quando todos os usuários serão migrados para o Hangouts Chat e Hangouts Meet.


Como fazer videochamada no Google Hangouts



Iniciar uma videochamada em grupo no Hangouts é simples. Na tela principal da plataforma (hangouts.google.com), basta clicar no ícone "Videochamada" e, após permitir o acesso ao microfone e câmera do computador, informar o endereço de e-mail das pessoas que você quer convidar para o encontro online. Se preferir, adicione os participantes compartilhando o link da videoconferência.

Como fazer chamada telefônica no Google Hangouts



Antes de iniciar a chamada telefônica, é importante conectar um microfone e se certificar de que o dispositivo está funcionando corretamente. Feito isso, acesse a página principal do Hangouts (hangouts.google.com) e clique em "Chamada telefônica". Na caixa de pesquisa, digite um número de telefone ou nome e clique sobre ele para efetuar a ligação. Se a chamada for internacional, selecione o código do país no menu drop down.

O Google Hangouts oferece ligações gratuitas para os Estados Unidos e Canadá, tanto para fixo como celular. No Brasil, o custo das chamadas é de US$ 0,06 por minuto, ou seja, é preciso comprar créditos. Para isso, acesse voice.google.com/u/0/billing. O valor mínimo de recarga é US$ 10, e o pagamento pode ser feito com cartão de crédito.
Fonte: TechTudo

Como usar o Zoom, app de videoconferências, no celular/smartphone.

Como usar o Zoom, app de videoconferências, no celular





Veja como usar o aplicativo Zoom Cloud Meetings para realizar videoconferências pelo smartphone.

Publicado 27/03/2020 e atualizado 28/03/2020 às 19:48
Hoje, o Zoom vai te ensinar como usar o aplicativo Zoom no celular – mas tenha calma, este tutorial não é sobre o melhor app de comparação de preços que está disponível para iPhone (iOS) e Android, e sim para sobre o outro Zoom, o serviço aplicativo para videoconferências que ficou em alta em tempos de quarentena.
Em meio à pandemia do coronavírus, as conferências por vídeo são a melhor opção para manter a comunicação entre os funcionários de uma empresa sem colocar sua saúde em risco. O aplicativo Zoom Cloud Meetings é um dos melhores para essa função e, neste tutorial, vamos mostrar passo a passo como usá-lo pelo smartphone.

Tópicos:

1. Como usar o Zoom para videoconferências no celular


2. Criando suas próprias reuniões pelo celular

Como usar o Zoom para videoconferências no celular
Passo 1. Baixe e instale o aplicativo “ZOOM Cloud Meetings” em seu celular. Ele está disponível para Android iphone (iOS), e é gratuito.
Passo 2. Toque no aplicativo para abri-lo. Logo de início, você já pode entrar em uma reunião, sem precisar de nenhum registro.

Tela inicial do Zoom Cloud Meetings. (Imagem: Reprodução/Bruno Rodrigues)

Passo 3. Para entrar em uma reunião, é necessário que você coloque o ID (fornecido pelo anfitrião dela), o seu nome e escolha se quer entrar com áudio e vídeo ligado ou desligado.(De preferência, entre sempre ligado) Algumas reuniões podem precisar de senha, essas que também são definidas pelo anfitrião.

Entrando em uma reunião pelo Zoom Cloud Meetings. (Imagem: Reprodução/Bruno Rodrigues)
Agora, você já está conectado a reunião e pode executar várias ações. A tela inicial mostrará a imagem de todos que estão na reunião e, caso estejam com o vídeo desligado, mostrará as fotos de suas contas. Veja, abaixo, uma foto de como é a interface inicial, além da descrição de cada função.


Logo abaixo você tem algumas opções disponíveis, sendo elas:
1. Colocar a reunião no mudo;
2. Alternar entre as câmeras do celular (esse ícone só aparece se sua câmera estiver ativada);
3. Sair da reunião;
4. Ativar ou desativar seu microfone;
5. Ativar ou desativar sua câmera;
6. Compartilhar diversos tipos de arquivos com os participantes da reunião, incluindo fotos, documentos, arquivos do Dropbox, do Google Drive, do One Drive entre outros;
7. Ver quem são os participantes e até iniciar um bate-papo particular com qualquer um deles;
8. Ativar preferências como, por exemplo, desconectar o seu áudio, ocultar participantes com o vídeo desligado, mostrar nome de quem entra na reunião, “levantar a mão”, simbolizando que você deseja falar, e até mesmo enviar alguns emojis.

Criando suas próprias reuniões pelo celular

Você também consegue criar suas próprias reuniões em videoconferência a partir do celular, mas para isso é preciso criar sua conta na plataforma.Você pode se registrar da seguinte forma:
Passo 1. Entre com sua conta Google ou Facebook, clicando no botão “Efetuar Login” e fornecendo as permissões necessárias para o aplicativo.(De preferência para não compartilhar dados, não faça deste modo
Passo 2. Caso você não queira usar essas contas, pode estar criando uma nova a partir da própria aplicação, fornecendo seu e-mail, nome e sobrenome. Um link de confirmação será enviado para o e-mail cadastrado e, ao confirmar sua conta, você será redirecionado para uma página do aplicativo para escolher sua senha.

Criando uma conta do Zoom Cloud Meetings. (Imagem: Reprodução/Bruno Rodrigues)

Passo 3. Agora que você já está cadastrado, entre com as suas credenciais no aplicativo. Para criar uma reunião, basta clicar no botão laranja “Nova Reunião”, definir se quer o seu vídeo ligado ou não e qual ID usar como referência para a sala.

Criando uma reunião no Zoom Cloud Meetings. (Imagem: Reprodução/Bruno Rodrigues)
A tela que você terá disponível é a mesma mostrada anteriormente, mas a diferença é que agora como anfitrião, você pode executar algumas ações nos participantes como interromper seus vídeos, colocar todos no “mudo”, tornar alguém anfitrião, permitir gravação entre outras.
Você também terá disponível outras funções no aplicativos, como mostra a imagem abaixo.

Funções do Zoom Cloud Meetings. (Imagem: Reprodução/Bruno Rodrigues)
Veja para que cada uma das funções marcada:
1. Fazer anotações: você pode anotar qualquer informação ou ideias – recurso muito útil para quando você pensa em algo e precisa anotar rápido para não esquecer futuramente;
2. Iniciar uma reunião: é aqui que você começa a sua própria reunião;
3. Ingressar: botão pra você entrar em uma reunião a partir do ID da mesma;
4. Agendar: aqui você cria uma reunião agendada, definindo nome, horário de início, de finalização, dia que ela acontecerá, senha da sala entre outras configurações;
5. Compartilhar tela: você compartilhará a tela do seu celular em alguma reunião específica;
6. Adicionar contatos: você pode adicionar contatos e trocar mensagens privadas com eles pelo próprio aplicativo. Além de mensagens em texto, também é possível enviar áudios, fotos, documentos e outras coisas;
7. Reuniões: aqui você vê o seu ID pessoal de reunião, podendo compartilhá-lo diretamente via email ou aplicativos mensageiros para que outras pessoas entrem na sua reunião;
8. Contatos: local para você ver todos os seus contatos adicionados e canais dos quais participa;
9. Configuração: faz configurações gerais no aplicativo, que são divididas pelos tópicos: “Contatos”, “Reunião”, “Conversa” e “Sobre”.
É válido lembrar que o aplicativo é de graça, mas possui algumas limitações para o plano básico, por exemplo poder criar uma chamada apenas com uma pessoa por tempo ilimitado, ou com mais de uma pessoa, mas somente por 40 minutos. No site da aplicação você encontra outros planos, que oferecem diferentes tipos de benefícios.
Viu como o Zoom é prático e cheio de funções? Agora ficou fácil criar videoconferências ou participar reuniões de qualquer lugar que você esteja.
Fonte: Zoom

Ricardo BergherEditor(a)
Quer saber mais detalhes de produtos como celular e notebook? Então entre em contato comigo e tire suas dúvidas!