5 funções do Excel que você precisa conhecer

5 funções do Excel que você precisa conhecer

Depois de aprender o básico sobre o Excel, chegou a hora de aprender as principais funções que o programa oferece. Listamos abaixo 10 funções que você precisa conhecer:
1. SE
Essa função permite fazer comparações lógicas entre um valor e outro que será acrescentado.
A estrutura dessa função é a seguinte: SE(algo é verdadeiro, então fazer algo, caso contrário, fazer outra ação).
Isso significa que existem dois resultados para a função: um em caso verdadeiro e outro em caso falso. Confira na imagem:
Reprodução
Usaremos como exemplo a fórmula SE(B1>C1;”SIM”;”NÃO”), ou seja, se o valor inserido na célula B1 for maior do que o da célula C1, exiba a mensagem “SIM”; caso contrário, exiba a mensagem “NÃO”.
Reprodução
Repare que a troca de valores altera a mensagem da célula A1.
A função pode ser utilizada para avaliar textos e valores.
Fique atento: Ao utilizar textos nas fórmulas, lembre-se de colocá-los entre aspas. A única exceção é ao utilizar as palavras VERDADEIRO e FALSO, que são automaticamente reconhecidas pelo Excel.
Para saber mais sobre essa função clique aqui.
2. OU
A função OU é usada para determinar se algo é verdadeiro em um teste no Excel. Por exemplo, vamos usar a seguinte condição: Se o valor da célula B1 for maior do que 2, então escreva a palavra “VERDADEIRO”; caso contrário, escreva a palavra “FALSO”.
Essa função é escrita da seguinte forma:
OU(B1>2) 
Veja o que acontece quando o valor colocado na célula B1 é 1:
Reprodução!
Quando mudamos o valor, a resposta também muda: 
Reprodução
Para saber mais sobre essa função clique aqui.
3. DIAS
A função DIAS é usada para identificar o número de dias existente entre duas datas. Sua estrutura é a seguinte:
DIAS360(data_inicial;data_final)
É importante lembrar que o cálculo se baseia em um ano com 360 dias e 12 meses. Veja como funciona:
Reprodução
Entre o dia 10 de fevereiro de 2016 e o dia 10 de fevereiro de 2017, por exemplo, existem 360 dias, de acordo com o Excel.
Para saber mais sobre essa função clique aqui.
4. CORRESP
A função CORRESP procura um item especificado em um intervalo de células e retorna a posição correspondente a esse item no intervalo.
A estrutura da função é a seguinte: CORRESP(valor_procurado;intervalo;tipo_de_correspondência)
Confira o exemplo:
Reprodução!
A fórmula resulta em 1 porque o número 5 ocupa a segunda posição da lista. Veja o que acontece se trocarmos a posição dos números.
Reprodução
Para saber mais sobre essa função clique aqui.
5. ÍNDICE
A função índice retorna um valor ou sua referência dentro de uma tabela ou intervalo. Ela é usada, por exemplo, para encontrar valores exatos em uma tabela. Ela funciona com o seguinte padrão: ÍNDICE(referência;número_da_linha;número_da_coluna;número_da_área)
Veja na prática:
Reprodução
Vamos imaginar que a tabela acima representa o número de sacos de arroz e feijão e de dúzias de ovos vendidos durante a semana. A função ÍNDICE quer localizar o valor correspondente à linha 5 da coluna 2, isto é, o número de sacos de arroz vendidos na sexta-feira. 
  • O primeiro valor informa ao Excel o espaço em que ele deve procurar as informações - da célula A4 até a célula D8. 
  • O segundo valor da função informa a linha onde deve ser procurado o valor - linha 5
  • O terceiro valor da função informa em que coluna ele se encontra - coluna 2, ou B. 
Veja o que acontece ao trocar alguns dados da função:
Reprodução
Ao procurarmos a terceira linha da segunda coluna, ou seja, a quantidade de sacos de arroz vendidos na quarta-feira, obtemos o número 6.
Para saber mais sobre essa função clique aqui.
Fonte: Olhar Digital

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