Conceitos básicos da área de trabalho


Programas, arquivos e pastas

A área de trabalho (visão geral)

A área de trabalho é a principal área exibida na tela quando você liga o computador e faz logon no Windows. Ela serve de superfície para o seu trabalho, como se fosse o tampo de uma mesa real. Quando você abre programas ou pastas, eles são exibidos na área de trabalho. Nela, também é possível colocar itens, como arquivos e pastas, e organizá-los como quiser.
A área de trabalho é definida às vezes de forma mais abrangente para incluir a barra de tarefas. A barra de tarefas fica na parte inferior da tela. Ela mostra quais programas estão em execução e permite que você alterne entre eles. Ela também contém o botão Iniciar Imagem do botão Iniciar, que pode ser usado para acessar programas, pastas e configurações do computador.
Para obter mais informações sobre a barra de tarefas, consulte A barra de tarefas (visão geral).

Trabalhando com ícones da área de trabalho
Ícones são imagens pequenas que representam arquivos, pastas, programas e outros itens. Ao iniciar o Windows pela primeira vez, você verá pelo menos um ícone na área de trabalho: a Lixeira (mais detalhes adiante). O fabricante do computador pode ter adicionado outros ícones à área de trabalho. Veja a seguir alguns exemplos de ícones da área de trabalho.
Imagem de ícones da área de trabalhoExemplos de ícones da área de trabalho
Se você clicar duas vezes em um ícone da área de trabalho, o item que ele representa será iniciado ou aberto.

Adicionando e removendo ícones da área de trabalho

Você pode escolher os ícones que serão exibidos na área de trabalho, adicionando ou removendo um ícone a qualquer momento. Algumas pessoas preferem uma área de trabalho limpa, organizada, com poucos ícones (ou nenhum). Outras preferem colocar dezenas de ícones na área de trabalho para ter acesso rápido a programas, pastas e arquivos usados com frequência.
Se quiser obter acesso fácil da área de trabalho a seus programas ou arquivos favoritos, crie atalhos para eles. Um atalho é um ícone que representa um link para um item, em vez do item em si. Quando você clica em um atalho, o item é aberto. Se você excluir um atalho, somente ele será removido, e não o item original. É possível identificar atalhos pela seta no ícone correspondente.
Imagem de um ícone de arquivo comum e o ícone de atalho relacionadoUm ícone de arquivo (à esquerda) e um ícone de atalho (à direita)

 Para adicionar um atalho à área de trabalho

 Para adicionar ou remover ícones comuns da área de trabalho

 Para mover um arquivo de uma pasta para a área de trabalho

 Para remover um ícone da área de trabalho

Movendo ícones

O Windows empilha os ícones em colunas no lado esquerdo da área de trabalho, mas você não precisa se prender a essa disposição. Você pode mover um ícone arrastando-o para um novo local na área de trabalho.
Também pode fazer com que o Windows organize automaticamente os ícones. Clique com o botão direito do mouse em uma parte vazia da área de trabalho, clique em Exibir e em Organizar ícones automaticamente. O Windows empilha os ícones no canto superior esquerdo e os bloqueia nessa posição. Para desbloquear os ícones e tornar a movê-los novamente, clique outra vez em Organizar ícones automaticamente, apagando a marca de seleção ao lado desta opção.

Observação

  • Por padrão, o Windows espaça os ícones igualmente em uma grade invisível. Para colocar os ícones mais perto ou com mais precisão, desative a grade. Clique com o botão direito do mouse em uma parte vazia da área de trabalho, aponte para Exibir e clique em Alinhar ícones à grade para apagar a marca de seleção. Repita essas etapas para reativar a grade.

Selecionando vários ícones

Para mover ou excluir um grupo de ícones de uma só vez, primeiro é necessário selecionar todos eles. Clique em uma parte vazia da área de trabalho e arraste o mouse. Contorne os ícones que deseja selecionar com o retângulo que aparecerá. Em seguida, solte o botão do mouse. Agora você pode arrastar os ícones como um grupo ou excluí-los.
Imagem de vários ícones de área de trabalho sendo selecionadosSelecione vários ícones da área de trabalho arrastando um retângulo em torno deles

Ocultando ícones da área de trabalho

Se você deseja ocultar temporariamente todos os ícones da área de trabalho sem efetivamente removê-los, clique com o botão direito do mouse em uma parte vazia da área de trabalho, clique em Exibir e em Mostrar itens da área de trabalho para apagar a marca de seleção dessa opção. Agora, nenhum ícone aparece na área de trabalho. Para vê-los novamente, clique outra vez em Mostrar itens da área de trabalho.

A Lixeira

Quando você exclui um arquivo ou pasta, eles na verdade não são excluídos imediatamente; eles vão para a Lixeira. Isso é bom porque, se você mudar de ideia e precisar de um arquivo excluído, poderá obtê-lo de volta. Para obter mais informações, consulte Recuperar arquivos da Lixeira.
Imagem que compara a Lixeira quando cheia e vaziaA Lixeira vazia (à esquerda) e cheia (à direita)
Se tiver certeza de que não precisará mais dos itens excluídos, poderá esvaziar a Lixeira. Ao fazer isso, excluirá permanentemente os itens e recuperará o espaço em disco por eles ocupados. Para obter mais informações, consulte Excluir arquivos permanentemente da Lixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário